terça-feira, 31 de maio de 2016

Atenção Farmacêutica


Na proposta do Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica realizado no ano de 2002, em Brasília DF, ficou a definição de que Assistência e Atenção Farmacêutica são conceitos distintos. A atenção se refere a atividades específicas do farmacêutico no âmbito da atenção a saúde, enquanto que a assistência envolve um conjunto mais amplo de ações, com características multiprofissionais.

Vejamos aqui algumas aplicações relacionadas à prática da Atenção Farmacêutica:



#Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM)

#Acompanhamento/ Seguimento farmacoterapêutico

#Atendimento Farmacêutico

#Intervenção Farmacêutica

#Interface entre Atenção Farmacêutica e Farmacovigilângia.  





Retirado da Proposta do Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica Brasília- DF, 2002.


Post: Mônica Guimarães.

quarta-feira, 18 de maio de 2016



                   DHIANINY LOPES

Histórico da Farmácia Hospitalar no Brasil

1950- Processo de modernização dos serviços de farmácia das santas casas de misericórdia e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
1973- Publicação do livro "iniciação à farmácia hospitalar" - José Sylvio Cimino.
1979- Implantação do primeiro serviço de Farmácia Clínica e do primeiro Centro de Informação Sobre Medicamentos do Brasil, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
1980- Primeiro curso de especialização em Farmácia Hospitalar, na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1982- Seminário sobre Farmácia Hospitalar, Ministério da Educação, em Brasília.
1983- Primeiro Curso brasileiro de Farmácia Clínica, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
1990- Resolução 208 do CFF - a primeira a regulamentar a Farmácia Hospitalar no Brasil. Depois foi revogada pela resolução 492.
1995- Criação da SBRAFH- Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar.
1997- Resolução 300 do CFF - revogou a resolução 208 e trouxe outras atualizações.
2008- Resolução 492 do CFF que regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar,  na Farmácia Hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública ou privada.
2010- Portaria 4283 do Ministério da Saúde - Diretrizes para Farmácia Hospitalar no Brasil.


Fonte: www.farmaciahospitalar.com
              
           DHIANINY LOPES

Farmácia Hospitalar

         
       
A resolução 492 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) define Farmácia Hospitalar e outros serviços de saúde "a unidade clínica, administrativa e econômica dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente."
A Farmácia Hospitalar apresenta importância técnica e administrativa, tendo estas duas características a dispensação como ponto em comum. A sustenção da Farmácia Hospitalar se dá através das seguintes ações:
* Gestão 
* Desenvolvimento de infra-estrutura 
* Preparo, distribuição, dispensação e controle de medicamentos e produtos para a saúde 
* Otimização da terapia medicamentosa 
* Informação sobre medicamentos e produtos para a saúde 
* Ensino, educação permanente e pesquisa.


Fonte: www.farmaciahospitalar.com

                  Post feito por: Dhianiny Lopes




sábado, 14 de maio de 2016

Análises Clínicas

              A média salarial é obtida através do salariômetro, funciona da seguinte forma ;todas as empresas brasileiras têm a obrigação de informar o governo federal sobre as contratações e os desligamentos ocorridos durante cada mês atualizando o OAGED (cadastro geral de Empregados e Desempregados)
             Apesar dos baixos salários as contratações continuam em alta.
     

            Post feito por: Sandreliza Silvério da Silva Peixoto









         http://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/carreira-farmaceutica/610-quanto-ganha-salario-farmaceutico-brasil.html  

Análises Clínicas


         Na análise clínica existe um processo que se divide em três fases,pré-analítico, analítico e pós analítico.
        A fase pré-analítica engloba todas as atividades que antecedem ao laboratorial,dentro ou fora do laboratório de análises,
          Já a analítica inicia se através do controle de qualidade interno na amplitude normal e patológica só termina quando se gera um laudo.
            E a pós -analítica  começa após a existência do resultado. 
     



     Post feito por: Sandreliza Silvério da Silva Peixoto



 
      

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cosmetologia

      


      

 A Cosmetologia é a ciência que serve de suporte à fabricação dos produtos de beleza e permite verificar as suas propriedades, estuda as matérias-primas e os produtos cosméticos destinados ao embelezamento, limpeza, manutenção e melhoria das características do cabelo, pele e seus anexos. Obviamente, um dos focos principal da cosmetologia é o cosmético, cujo termo originalmente, era dado às substâncias naturais destinadas a suavizar o cabelo e dar-lhe brilho.
Nos manuscritos de Hipócrates, considerado o pai da medicina, já se encontravam orientações sobre higiene, banhos de água e sol, a importância do ar puro e da atividade física. Nesta época, século II aC, venerava-se uma deusa da beleza feminina, chamada Vênus de Milo.
Na era Romana, por volta do uno 180 dC, um médico grego chamado Claudius Galen realizou sua própria pesquisa científica na manipulação de produtos cosméticos, iniciando assim a era galênica dos produtos químico-farmacêuticos. Galen desenvolveu um produto chamado Unguentum Refrigerans, o famoso Cold cream, baseado em cera de abelha e bórax.

Post feito por: Narley Rocha.


Atenção Farmacêutica.

       






Surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 80, com a expressão Pharmaceutical Care, trazendo um novo olhar, e um repensar profundo sobre a profissão farmacêutica.
O conceito clássico de atenção farmacêutica; "é a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes." Publicado por HEPLER E STRAND em 1990.



O farmacêutico que desejar trabalhar em contato direto com pacientes deve possuir, uma série de conhecimentos e habilidades, e priorizar que o paciente é o beneficiário mais importante das ações do farmacêutico.


Imagem retirada: farmaceuticort.wordpress.com


POSTADO POR MÔNICA GUIMARÃES


Criação e Evolução do curso de Farmácia no Brasil.










O ensino farmacêutico nos tempos do Brasil colonial não existia, o aprendizado dava-se na prática, nas chamadas boticas. Estas consistiam numa espécie de lojas de drogas, responsáveis pelo fornecimento de medicamentos à população em geral. Até o início do século XIX não eram numerosas, sendo hábito, na época, os naturalistas em suas viagens ao Brasil trazerem consigo as "caixas de botica"; e os proprietários rurais as terem em suas fazendas ou engenhos. A evolução da farmácia no Brasil é uma realidade proporcionada pela atuação dos profissionais de Farmácia que ao longo dos anos entenderam que a dispensação de medicamentos exige técnica, conhecimento científico e humanístico, como mecanismo de transformação dessa tão importante atividade que auxilia na saúde pública de qualidade.







Quer saber mais?

http://www.cff.org.br/noticia.php?id=361
http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/iah/pt/verbetes/escfarop.htm


Post feito por: Amanda Assis e Narley Rocha.

Criações e Atribuições do CFF e CRF-MG.






Foram criados o Conselho Federal de Farmácia, e os Conselhos Regionais de Farmácia, sendo estes dotados de personalidade jurídica, de direito público, com autonomia administrativa e financeira. São atribuições básicas do Conselho Federal de Farmácia e Conselhos Regionais de Farmácia:

○ Inscrever e habilitar os profissionais farmacêuticos;
○ Expedir resoluções que se tornarem necessárias para fiel interpretação e execução da lei, definindo ou modificando atribuições e competências dos profissionais farmacêuticos;
○ Colaborar com autoridades sanitárias para uma melhor qualidade de vida do cidadão;
○ Organizar o Código de Deontologia Farmacêutica;
○ Zelar pela saúde pública, promovendo a difusão da assistência farmacêutica no País.






Quer saber mais? Segue link

http://www.cff.org.br/pagina.php?id=19


Post feito por: Amanda Assis e Narley Rocha.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Farmacêutico em Alimentos e Bromatologia.





Esse vídeo mostra um pouco de como é feito o controle de qualidade de alimentos em laboratório onde o farmacêutico também atua, eles analisam quaisquer tipo de substâncias, insetos, bactérias, nos alimentos para uma melhor qualidade dos produtos alimentícios.

Post feito por: Amanda de Assis Silva.

Farmacêutico em Alimentos e Bromatologia.









Olá, sou Amanda de Assis Silva, sou estudante de Farmácia do 1º período da faculdade pitagoras e vou falar um pouco sobre um dos âmbitos de exercício da profissão farmacêutica. 


O início da atuação farmacêutica na área alimentícia no Brasil tem início em laboratórios do governo estaduais, onde executa análises bromatológicas químicas. O farmacêutico bromatologista é aquele que estuda alimentos. Geralmente trabalham em laboratórios de controle de qualidade, inspeção, vigilância sanitárias, desenvolvimento de novos produtos, setor produtivo de indústrias, instituições de pesquisa como universidades e órgãos públicos.

O farmacêutico que atua na área de alimentos normalmente exerce suas atividades nas indústrias de alimentos. A área de indústria de alimentos não é privativa dos farmacêuticos e outros profissionais podem atuar nesta área.

Se interessou? Quer saber mais? Segue abaixo os links:

http://pfarma.com.br/profissao-farmaceutico/81-farmaceutico-em-alimentos-e-bromatologia.html

Assistência Farmacêutica.

   

A Assistência Farmacêutica é uma área que visa à proteção e a recuperação da saúde da população. Tendo o medicamento como principal componente desta área.
Não só ajudando na entrega de medicamentos, mais também monitorando a compra do mesmo, olhando a qualidade, vencimento, e se estão sendo colocados em lugares adequados.
A assistência farmacêutica foi criada visando também a população de baixa renda, que não tem condições necessárias para comprar remédios de alto custo, podendo assim ter o acesso aos medicamentos necessários através dos postos de saúde mais próximo de suas casas.




Abaixo deixarei um link para quem tiver mais interesse sobre a área, podendo conhecer com mais abrangência. 



Post feito por Cássia Quéren de Lima Souza.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Análises Clínicas.



Sou Sandreliza Soleiro da Silva Peixoto, estudante de farmácia na faculdade pitagoras.



Análises Clínicas é o estudo de algumas substâncias coletadas em materiais do paciente. Estas análises ocorrem após pedido de exame feito por um médico que serão  entregues em laboratórios específicos.
   Estas análises podem ser realizadas por vários profissionais como,Farmacêuticos, Bioquimicos, Médicos ou Biomédicos, devem ter o conhecimento necessário na área de análise clínica e conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.