domingo, 27 de março de 2016

Política Nacional de Fitoterápicos






A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, foi aprovada por meio do Decreto Nº 5.813, de 22 de junho de 2006, estabelecendo diretrizes e linhas prioritárias com o objetivo de garantir acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos em nosso país, promovendo o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva da indústria nacional.

O Brasil é o país com o maior percentual de biodiversidade do mundo, com destaque para plantas superiores, aproximadamente 24% do total mundial.

As plantas são a matéria-prima para a fabricação dos fitoterápicos e outros medicamentos. O Brasil também é um país rico em diversidade cultural e étnica ao qual tem seus conhecimentos sobre o uso e manejo das plantas medicinais passados de geração em geração.

Atualmente, os fitoterápicos constituem importante fonte de inovação em saúde, sendo objeto de interesses empresariais privados e fator de competitividade do Complexo Produtivo da Saúde.
Com o passar dos anos, e com o reconhecimento da atividade de fitoterapia e da sua importante contribuição na manutenção e recuperação da saúde de seus usuários, foram implementados através de Decretos; Normas; e Leis, algumas regulamentações importantes e específicas que validam e fortalecem a fitoterapia como sendo uma parte imprescindível na capacidade de promover melhorias na qualidade de vida da população brasileira.


BRASIL. Lei n° 5991, de 17 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências. In: CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Organização jurídica da profissão farmacêutica. 4. ed. Brasília, 2003-2004. p. 1272- 1279. ______. Decreto n° 74.170, de 10 de julho de 1974. Regulamenta a Lei 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. In: CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Organização jurídica da profissão farmacêutica. 4. ed. Brasília, 2003-2004. p. 1562-1571. ______. Lei n° 6.360, de 23 de setembro de 1976. Dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2005. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília, 38 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário